segunda-feira, 6 de outubro de 2008

O POR QUÊ DO DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE:TEMPO DE MUDANÇA

Todas as empresas, independentemente do porte, têm manifestado uma necessidade cada vez maior de adequar seus produtos e serviços tanto em termos ambientais quanto sociais, mas também de desenvolver novos produtos e serviços inovadores, os quais permitam a elas posicionar-se de forma estratégica em mercados cada vez mais competitivos. Desta forma, o design assume importância crucial no sucesso destas empresas, como fator não apenas estético, mas estratégico para elas, significando muitas vezes a diferença entre sobreviver ou fechar as portas. No entanto, embora a necessidade de adequar as empresas às novas exigências sócio-ambientais e de inovação seja crescente, a formação de designers com este novo perfil não tem acompanhado esta realidade.
Trabalhar com design sustentável vai muito além dos conhecimentos tradicionais obtidos num curso de graduação em design; é preciso desenvolver novos conhecimentos em novas formas de se pesquisar, projetar, avaliar e implementar produtos com diferencial sócio-ambiental. Novos conceitos, princípios, metodologias e ferramentas, nova forma de olhar o sistema produtivo e de consumo, visão diferenciada das estratégias corporativas, incorporando a sustentabilidade como elemento fundamental desta nova realidade.
Percebendo esta nova realidade e suas necessidades, o Curso de Design da Universidade Positivo oferece agora aos designers, engenheiros, arquitetos, profissionais de marketing, economistas e outros profissionais relacionados ao desenvolvimento de produtos e serviços, o Curso de Especialização em Ecodesign.

Nenhum comentário: